Cerca de 250 pessoas participaram no dia 28 de janeiro do primeiro Seminário de Planejamento Participativo do Instituto Republicano no auditório da Universidade Bennett no Flamengo. Presentes pré-candidatos, professores, empresários, líderes comunitários, jovens secundaristas e universitários, intelectuais, além do Professor Fraga, da Vereadora Clarissa Garotinho, do Deputado Caetano Amado, de Sérgio Correia, Presidente do Conselho Tutelar da Zona Sul, da ex-vereadora Verônica Costa e do secretário de Tecnologia da Prefeitura de Campos, o economista Ranulfo Vidigal.
O seminário pontual questões importantes dos governos que comandaram o Estado do Rio de Janeiro. O evento, o primeiro da Capital, destinado à Zona Sul, discutiu temas e propostas relacionadas à violência, política de cotas, uso do Gás Natural Veicular, primeiro emprego, saúde, especialmente a questão de transplante, urbanização, transporte, educação, ensino profissionalizante e organização de conselhos populares, assistências às comunidades carentes.
O encontro deu oportunidade de várias pessoas se manifestarem. Tratou-se do primeiro projeto de trabalho para governo participativo da história do Rio de Janeiro. De acordo com o Professor Fraga, ele acredita que essa é a melhor maneira do povo eleger suas prioridades. “Com a participação popular, os governantes saberão avaliar as reais necessidades das comunidades, bairros, cidades, e o povo terá uma forma mais efetiva de cobrar a aplicação de projetos que beneficiem a população. A ideia é totalmente louvável. Temos que levar o projeto adiante”, afirma o Professor Fraga.
O Presidentedo Instituto, Fernando Peregrino, anunciou os próximos seminários, dia 9, em Resende, e na Ilha do Governador (em data a ser confirmada).
O Professor Fraga também relembrou o início de sua carreira que aconteceu na Universidade Bennett. A partir da instituição nasceu o Curso Fraga, o primeiro em preparação para o Exame de Ordem do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário