Conclamos a todos os amigos, alunos, ex-alunos e parceiros para participar deste ato que é muito importante para o futuro da soberania de nosso Estado. As perdas serão incalculáveis. Temos que nos unir e defender os interesses da população fluminense. E está é a hora de mostrar nossa força.
Na última quarta-feira (10/03), foi aprovada uma emenda que prevê a distribuição dos royalties do petróleo a todos os Estados e Municípios brasileiros e não somente aos ligados à produção. A chamada emenda Ibsen, de autoria do deputado Ibsen Pinheiro, foi feita com base nos fundos de Participação dos Estados e Municípios e diminui os recursos hoje assegurados aos Estados e Municípios produtores.
O ato público contra a aprovação dessa emenda, que ainda precisa ser aprovada no Senado, está marcado para o dia 17, às 16 horas, saindo da Candelária em direção à Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
A emenda foi aprovada por 369 votos a favor, 72 contrários e 2 abstenções e recebeu críticas dos parlamentares dos estados produtores. O texto preserva a parte da União nos royalties e na chamada participação especial e divide o restante entre todos os estados e municípios. Os estados ficarão com metade dos recursos e os municípios com a outra metade.
A nova regra valerá tanto nos contratos de partilha quanto nos de concessão. No caso dos contratos futuros do pré-sal sob o regime de partilha, o substitutivo aumenta de 10% para 15% o percentual de royalties a ser pago pelas petrolíferas com base no total produzido.
Com a mudança, o estado do Rio que recebeu R$ 5 bilhões em royalties em 2009, passará a ganhar apenas R$100 milhões, de acordo com o governo do estado. A emenda está sendo apontada como inconstitucional.
MEUS AMIGOS! VAMOS À LUTA EM DEFESA DO RIO DE JANEIRO!
PROFESSOR FRAGA
LOCAL: CANDELÁRIA (CENTRO RJ)
HORÁRIO: 17 HS
Nenhum comentário:
Postar um comentário