sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pichadores do Cristo auxiliam na limpeza de túnel em Botafogo

Boa medida. A decisão de colocar esses rapazes a prestarem este serviço social irá contribuir para que episódios como a pichação do Cristo Redentor não se repita. Além disso, eles também estarão melhorando o visual da nossa cidade com a limpeza em Botafogo. Acho que a medida deveria ser estendida por mais tempo e aplicada em outras decisões, ao contrário de superlotar as cadeias públicas e misturar os cometedores de pequenos delitos com bandidos e criminosos de alta periculosidade.

Veja a matéria completa publicada pelo Jornal O Dia. Clique aqui.

Rio - Os pichadores do Cristo Redentor, Paulo de Souza e Edmar Batista Carvalho, auxiliaram na limpeza do Túnel Novo, na Avenida Lauro Sodré, em Botafogo, Zona Sul. A Guarda Municipal e a C
omlurb participaram da ação desta sexta-feira. O processo consiste em utilizar jatos de gelo seco na remoção das tintas. A limpeza deve demorar 20 dias e custará R$ 200 mil.



quinta-feira, 29 de abril de 2010

Em Niterói, doações para vítimas das chuvas viram moeda de barganha para conquistar votos

Caminhando por Niterói nos últimos dias, recebi informações que me deixaram estarrecido e muito preocupado. Mas, mesmo assim, não vi muita novidade no que escutei pelas ruas. Bom, todos nós acompanhamos os dramas de diversas famílias niteroienses por causas das últimas fortes chuvas que assolaram a cidade no início do mês de abril. Pois é, até aí nenhuma novidade, as autoridades continuam em rítmo lento para tomar todas as providências necessárias.

Na verdade, minha opinião, penso que a própria classe política não acredita muito que todos os problemas de irregularidades de moradias serão resolvidos, até por que, boa parte dos que estão no comando do poder no Brasil, e isso é histórico, não tem muito interesse em resolver essas questões, principalmente quando se trata de famílias carentes. Tudo isso por que essas pessoas ficam reféns, submetidas a ajuda de um ou de outro para sobreviver. Essa submissão é boa, na avaliação dos políticos profissionais, na hora da conquista pelo voto, ou seja, continuamos a viver em um país onde voto é, de uma forma ou de outra, de cabresto, sempre precisando de um quebra-galho do vereador, do prefeito, do deputado ou de algum outro safado que faça parte da corja do poder.

Sim. Vou lhes contar então os absurdos que escutei pelas ruas de Niterói da própria população. Com toda essa tragédia do mês de abril, muito se mobilizou com relação às ajudas humanitárias para a cidade, através de doações dos mais diversos tipos de utensílios. Todo o país enviou donativos para aqueles moradores que perderam suas casas, entes queridos etc. Foi um verdadeiro mutirão de solidariedade.

Mas, como no Brasil as coisas nunca funcionam com transparência e responsabilidade, eu ouvi de vários moradores o que alguns políticos vem fazendo na cidade. Eles arrecadam os donativos, de que forma não sei, alguns afirmam que são até mesmo daqueles pontos onde foram entregues a maioria dos donativos, e distribuem os utensílios como alimentos e roupas, somente para aquelas comunidades que são seus redutos eleitorais, ou seja, um absurdo, estão fazendo política suja com o sentimento de solidariedade da população. E ainda pior, estão se aproveitando de um momento triste e desolador destas famílias para se aproveitarem e angariar apoios futuros para suas eleições.

Tudo bem que essa prática é velha conhecida. Mas, o que vem acontecendo em Niterói é que famílias que moram em regiões mais afetadas estão ficando à mercê da boa vontade destes políticos que controlam as doações. Vários são os casos de pessoas que não receberam sequer um donativo. Isso pra é política suja. Politicagem barata que vem colocando em cheque a credibilidade e vontade de ajudar das pessoas. A população da cidade está tão desorientada que não sabe como agir na maioria das situações adversas. Esperam atitudes sérias e corretas dos poderes. Exemplo foi a audiência pública na Câmara dos Vereadores que ficou lotada de cidadão esperando um resposta.

Bom, cada um que faça sua reflexão e que fiscalize as doações. Aqui no Curso Fraga realizamos a arrecadação de vários donativos para as vítimas das chuvas. Estamos avaliando para qual instituição séria iremos entregar estes utensílio para que realmente cheguem às mãos de quem necessita.

Até a próxima.

Clique aqui e veja a reportagem sobre a audiência na Câmara Municipal de Niterói

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Deputados não querem o projeto Ficha Limpa

Deputados caras de pau tiveram a coragem de barrar o encaminhamento do Projeto de Lei Complementar 168/93, conhecido como Ficha Limpa, após uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. No início da semana, o deputado Michel Temer afirmou que a proposta seria analisada pelo plenário da Casa assim que a Comissão desse seu parecer. O pedido de vistas feito por deputados na manhã de hoje, impedem que o projeto siga com parecer final da relatoria, não impedindo que a Mesa Diretora apresente o PLC em regime de urgência ao plenário.

Mas, ao que tudo indica, somente após mais algumas reuniões da CCJ, é que poderemos ter a discussão e votação em plenário. 

É uma vergonha para nosso país que parlamentares sem o mínimo de escrúpulo ainda permanece na Casa Legsialtiva se passando por representante do povo. Temos que pressionar e exigir que os parlamentares legislem em benefício do coletivo e, não mais, em benefício próprio, somente de acordo com seu umbigo. Estamos cansados de ver a mesma novela e jogo de empurra - empurra, que toma conta do Congresso. Um corparativismo sem fronteiras que insultam e assolam a dignidade humana.

Em outubro teremos eleições. Está na hora do povo dar um sonoro NÃO a esses políticos corruptos e profissionais, que enxegam na vida pública uma forma de enriquecimento fácil. Caros amigos, pensem bem antes de depositar seu voto em qualquer um que chegar vendendo ideias mirabolantes. Analise e pesquise o que esse deputado fez em  prol de sua região, de seu Estado, em que ele colaborou para melhorar na sua vida e de seus irmãos. O poder está em suas mãos. Não deixe que os compradores de votos, que hoje devem alguma coisa na justiça e por isso temem este projeto, compre sua diginidade. Faça JUSTIÇA com seu voto e consigo mesmo. Pegue o dinheiro, mas escolha quem realmente tem a contribuir para o avanço da Educação, da Saúde e da Infra-estrutura.

Pense! Reflita! Não venda sua dignidade!

Estamos de olho no que acontecerá nos próximos dias.

Professor Fraga

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gabeira deve disputar o governo do Estado


E agora, será que vai?. O deputado Fernando Gabeira finalmente parece que tomará uma decisão a respeito de sua candidatura ao governo do Estado. Quem deve estar remoendo de raiva é o Governador Sérgio Cabral, que vê cada vez brilhar menos a luz no fim do túnel.


Enquanto isso, Garotinho volta a ser o mais cotado para levar a disputa, já que sei eleitorado é diferenciado dos opositores. E aí Cabral? Qual será a próxima tentativa de derrubar outro candidato?

Gabeira ainda critica em seu blog e no twitter a forma com que o Jornal O Globo publicou sua fala. Parece que tem mais gente sendo perseguida.

Dilma ou Serra? Quem Garotinho deve apoiar

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) garante: a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, vai subir no seu palanque no Rio. Desafiando a aliança PT e PMDB no Estado, que tem como candidato o atual governador, Sérgio Cabral, Garotinho disse ao iG que Dilma ficou em cima do muro no domingo, em visita ao Rio, quando questionada sobre o apoio a Cabral. “Ela deu a entender que o segundo palanque seria o meu. A campanha dela terá outros palanques. Dilma separou o PT da candidatura dela”, disse o ex-governador.

Clique aqui e veja a entrevista completa de Garotinho à reportagem do Portal IG.

---

Acredito que o apoio do PR à candidatura de Dilma Roussef pode se tornar no principal ponto de apoio para a ex-ministra. Sabe-se que no Rio de Janeiro, Garotinho tem a simpatia de uma imensa camada da população e esses prováveis eleitores podem definir a votação da candidata do PT aqui no Rio.

Garotinho detem hoje todas as condições para angariar mais votos para seu candidato do que os demais concorrentes. Será que o presidente Lula, estrategista como é, deixará passar essas oportunidade? O que sei, é que Garotinho tem tirado o sono de muitos políticos e quem sabe, uma parceria com José Serra não sacudiria o Estado? Vamos esperar o desfecho. Mas, a candidata do PT demonstra claramente que Garotinho é seu preferido.

Fogo destroi camelódromo e demonstra falta de controle do poder público

O crescimento desordenado e a falta de fiscalização do poder público quase provocaram uma tragédia sem precedentes nesta segunda-feira, 26/04, no centro do Rio. O camelódromo da Central ficou bastante destruído por causa de um incêndio que teria sido provocado por uma explosão em uma padaria.


Cerca de 400 lojas foram destruídas. O prejuízo pode chegar a R$ 10 milhões. Enquanto isso, o que os vendedores e trabalhadores farão para manter o seu sustento? Mais uma vez, podemos ter pecado pela falta de controle urbano, que deixa à deriva o crescimento avulso destes locais, que possuem uma alta frequencia de pessoas.

O fogo, que começou por volta das três da tarde, se alastrou rapidamente. Felizmente, não tivemos notícias de pessoas feridas. Que bom. Senão poderia ter sido mais uma tragédia em nossa cidade, que volta e meia nos faz pensar na falta de compromisso com a população, de um forma geral, do poder público.




Sabemos que esses camelódromos crescem de forma assustadora, principalmente com a invasão dos produtos chineses no Brasil. A globalização e também o tráfico comercial, possibilitam que esses produtos cheguem até os consumidores a preços mais acessíveis. Mas, o que então os governos municipal e estadual podem fazer para coibir este crescimento que impossibilita a manutenção de um mínimo de segurança para os frequentadores e ambulantes?


Em outras cidades do país já tivemos resultados significativos com as construções do grandes shoppings populares, onde se reúnem os ambulantes, permitindo também e regularização do trabalho na cidade, ou seja, permitindo ao poder público que organize toda a demanda dos vendedores e fiscalizem o local, dando mais segurança e comodidade para a população consumidora.


Fica a dica para as autoridades pensarem nestes modelos para a construção de shoppings populares como já foi feito na cidade de Belo Horizonte. Acredito que esta seria uma solução paliativa e que resolveria muitos dos nossos infinitos problemas aos quais enfrentamos na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana.

P.S. De acordo com comerciantes e transeuntes que passavam pelo local, o Corpo de Bombeiros, ao qual eu admiro e considero como uma das melhores instituições de nosso Estado, demorou a chegar ao local e com alguns carros sem água. Isso não pode acontecer.


Professor Fraga

50 anos de GAROTINHO

Na comemoração dos 50 anos do ex-governador Anthony Garotinho várias personalidades estiveram presentes. Em um jantar onde se reuniu os amigos do Presidente do Partido da República e pré-candidato ao Governo do Estado do Rio, o Professor Fraga foi um dos convidados e foi dar, pessoalmente, um abraço em Garotinho.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Falta de ação das autoridades podem provocar novas tragédias


O descaso com que as autoridades vem tratando as sequenciais tragédias em nosso Estado ficou demonstrada mais uma vez. Famílias voltaram a morar no Morro do Bumba em Niterói, local mais atingido pelas chuvas das últimas semanas.

É um absurdo. Algumas voltaram para casas ocupadas, jpa condenadas pela Defesa Civil. O pior é que nada se faz, e a burocracia impede que essas famílias tenham uma moradia digna. Ou melhor, o jogo de interesses às vezes supera as vontades de beneficiar a população, principalmente a mais carente.


Vamos esperar pelas próximas chuvas e as novas tragédias.


A reportagem acima é uma reprodução da Jornal Extra Online

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Professor Fraga participa de posse da Diretoria da OAB-Bangu

Os integrantes da nova diretoria da subseccional da OAB em Bangu, Rio de Janeiro, tomaram posse na noite desta quarta-feira em um evento organizado pelo Presidente Ronaldo Barros na sede do Bangui Esporte Clube. A cerimônia contou com a participação de importantes nomes da advocacia carioca, dentre do diretor do DAS – Departamento de Apoio às Subseções da OAB-RJ, Ricardo Menezes, do advogado e Professor José Carlos Feitosa Fraga, Professor Fraga, e de vários presidentes de subseções como de Madureira, Santa Cruz, Méier, entre outros.


Foram empossados o presidente Ronaldo Barros, que foi reeleito com 87% da preferência dos advogados da região de Bangu, cerca de dois mil profissionais, e todos os membros da Diretoria e Conselheiros.

De acordo com o Professor Fraga o trabalho que vem sendo desenvolvido por Ronaldo Barros foi validado com a grande votação que ele obteve nas eleições de novembro de 2009. “Quando o trabalho é sério e mostra resultado, a categoria certamente vai apoiar e preferir pela continuidade. O Ronaldo está agora em seu terceiro mandato, isso já mais que uma prova de seu belíssimo trabalho à frente da OAB-Bangu”, destaca Fraga.

O Presidente fez questão de ressaltar o compromisso com a categoria e ainda anunciou a construção de uma nova sede, mais moderna e bem equipada, para os profissionais da região. “Eu costumo dizer que, contra trabalho não se tem argumento. E por isso que trabalho para fazer o melhor para os advogados. Quero adiantar que em conversa com a seccional Rio de Janeiro, fiquei convencido e temos o compromisso que nos próximos três anos teremos uma nova sede aqui em Bangu”, afirmou Barros.

O mandato da diretoria da OAB perdura por três anos. Nas subseções as reeleições são permitidas. Já nas seccionais, a repetição do mandato é autorizado apenas uma vez.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Violência cresce exageradamente em Niterói

A violência continua tomando conta da nossa querida Niterói. A notícia acima é do jornal O Dia. Nos últimos meses os índices tem aumentado substancialmente e nos preocupado cada vez mais. Outro dia, numa conversa com amigos formadores de opiniões da cidade, ressaltei a importância de um olhar mais atento das autoridades com relação à nossa primeira capital do Estado.

Vimos sofrendo há anos com a elevação da criminalidade e ficando cada vez mais acuados dentro de nossas casas, apartamentos, enfim, Niterói está se transformando, também, numa das cidades mais violentas do Estado.

O problema é que nada tem sido feito para coibir a ação de bandidos. Melhor, cada vez menos temos sentido a presença de policiais pelas ruas e o descaso dos administradores. Será que com a pacificação das favelas no Rio de Janeiro, esses bandos não tem se deslocado para Niterói? É a pergunta que fiz nesta conversa e que deixo aqui no ar para que possamos comentar e discutir. Estou realmente preocupado.

Acredito que temos que acabar de uma vez por todas com a violência em todas as cidades. Mas, para isso, os políticos devem deixar de negociar com os chefões da bandidagem.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

GASTO EM PUBLICIDADE NO ESTADO DO RIO E CAPITAL!

DINHEIRO, HÁ! O prefeito Eduardo Paes pediu R$ 270 milhões ao governo federal para acabar com o alagamento da Praça da Bandeira... Faria melhor destinando à prevenção de enchentes os R$ 120 milhões que separou para gastar em publicidade. Depois, pediria ao governador Sérgio Cabral que lhe desse R$ 150 milhões do ervanário de R$ 180 milhões que pretende encharcar em propaganda. Secaria a praça e sobrariam R$ 30 milhões.

FONTE: Folha de São Paulo - Elio Gaspari

E depois dizem que o povo é o culpado pela invasão de locais de alto risco de deslizamento. Mas, em ano eleitoral, as obras, ou melhor, os projetos de obras têm que aparecer. Devemos pensar melhor em que tipo de governo o Rio de Janeiro merece para que não venhamos a passar pelos mesmo perrengues nos próximos anos. Queremos coisas concretas. Benfeitorias que modifiquem para melhor o cotidiano do cidadão fluminense.

O curioso é que somente os jornais de São Paulo quem divulgam as verdades do Rio.

Professor Fraga

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Com toda tragédia, os governantes ainda não sabem nem onde estão

Ainda que pareça inacreditável, aconteceu ontem em Niterói. Veja a reportagem do Portal IG.


clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

É hora de agir!

A tragédia desta terça-feira demonstrou novamente a ineficiência do poder pública e a deficiência de nossa cidade. Sem palavras, gostaria, neste momento, de me solidarizar com as famílias que perderam parentes nas enchentes e nos deslizamentos e também aqueles que sofreram com as enchentes.

Que Deus conforte o coração e dê força a essas pessoas.

Agora é hora de recupermos as forças e iniciar um processo de reconstrução. A primeira etapa é acabar com o discurso de que não tem como controlar as construções em áreas de risco. Vamos unir forças para fazer mudar e melhorar este controle por parte dos entes públicos, para que não mais venhamos ouvir narrações de fatos tão dramáticos como os dos últimos dias e também vivenciar tais problemas toda vez que tivermos uma chuva.

É hora de agir. O Estado do Rio de Janeiro necessita crescer e melhorar a condição de vida de sua população.

Em Niterói, quero abraçar as famílias do bairros mais atingidos como: Morro do Estado, Engenhoca, Cubango, Ponta da Areia, enfim, todos os outros que tiveram grandes problemas.

Professor Fraga

domingo, 4 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA!!!


FELIZ PÁSCOA!

QUE A RESSUREIÇÃO DE CRISTO RENOVE OS CORAÇÕES E ALIMENTE AS ESPERANÇAS DE UM MUNDO MELHOR.


PROFESSOR FRAGA



FELIZ PÁSCOA!!!


FELIZ PÁSCOA!

QUE A RESSUREIÇÃO DE CRISTO RENOVE OS CORAÇÕES E ALIMENTE AS ESPERANÇAS DE UM MUNDO MELHOR.


PROFESSOR FRAGA