Caminhando por Niterói nos últimos dias, recebi informações que me deixaram estarrecido e muito preocupado. Mas, mesmo assim, não vi muita novidade no que escutei pelas ruas. Bom, todos nós acompanhamos os dramas de diversas famílias niteroienses por causas das últimas fortes chuvas que assolaram a cidade no início do mês de abril. Pois é, até aí nenhuma novidade, as autoridades continuam em rítmo lento para tomar todas as providências necessárias.
Na verdade, minha opinião, penso que a própria classe política não acredita muito que todos os problemas de irregularidades de moradias serão resolvidos, até por que, boa parte dos que estão no comando do poder no Brasil, e isso é histórico, não tem muito interesse em resolver essas questões, principalmente quando se trata de famílias carentes. Tudo isso por que essas pessoas ficam reféns, submetidas a ajuda de um ou de outro para sobreviver. Essa submissão é boa, na avaliação dos políticos profissionais, na hora da conquista pelo voto, ou seja, continuamos a viver em um país onde voto é, de uma forma ou de outra, de cabresto, sempre precisando de um quebra-galho do vereador, do prefeito, do deputado ou de algum outro safado que faça parte da corja do poder.
Sim. Vou lhes contar então os absurdos que escutei pelas ruas de Niterói da própria população. Com toda essa tragédia do mês de abril, muito se mobilizou com relação às ajudas humanitárias para a cidade, através de doações dos mais diversos tipos de utensílios. Todo o país enviou donativos para aqueles moradores que perderam suas casas, entes queridos etc. Foi um verdadeiro mutirão de solidariedade.
Mas, como no Brasil as coisas nunca funcionam com transparência e responsabilidade, eu ouvi de vários moradores o que alguns políticos vem fazendo na cidade. Eles arrecadam os donativos, de que forma não sei, alguns afirmam que são até mesmo daqueles pontos onde foram entregues a maioria dos donativos, e distribuem os utensílios como alimentos e roupas, somente para aquelas comunidades que são seus redutos eleitorais, ou seja, um absurdo, estão fazendo política suja com o sentimento de solidariedade da população. E ainda pior, estão se aproveitando de um momento triste e desolador destas famílias para se aproveitarem e angariar apoios futuros para suas eleições.
Tudo bem que essa prática é velha conhecida. Mas, o que vem acontecendo em Niterói é que famílias que moram em regiões mais afetadas estão ficando à mercê da boa vontade destes políticos que controlam as doações. Vários são os casos de pessoas que não receberam sequer um donativo. Isso pra é política suja. Politicagem barata que vem colocando em cheque a credibilidade e vontade de ajudar das pessoas. A população da cidade está tão desorientada que não sabe como agir na maioria das situações adversas. Esperam atitudes sérias e corretas dos poderes. Exemplo foi a audiência pública na Câmara dos Vereadores que ficou lotada de cidadão esperando um resposta.
Bom, cada um que faça sua reflexão e que fiscalize as doações. Aqui no Curso Fraga realizamos a arrecadação de vários donativos para as vítimas das chuvas. Estamos avaliando para qual instituição séria iremos entregar estes utensílio para que realmente cheguem às mãos de quem necessita.
Até a próxima.
Clique aqui e veja a reportagem sobre a audiência na Câmara Municipal de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário