sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

POPULAÇÃO DO RIO SOFRE MAIS UM ASSALTO NO BOLSO



Esta notícia foi comentada no Ex-Blog do César Maia nesta sexta-feira e está estampada nos principais jornais do Rio. Mais uma vez, a população vai arcar com os reajustes das empresas de ônibus. Um novo absurdo.



Os sucessivos aumentos praticados pelas empresas de transporte público e autorizados pelo Governo do Estado tem prejudicado o orçamento da população.



Apesar das empresas lucrarem números altíssimos, cerca de R$ 188 milhões por ano, as condições dos serviços prestados só pioram. Veículos velhos, mal cuidados, poltronas se nenhum conforto, carros sem ar-condicionado, enfim, lucros em cima de lucros e nada de melhorias para o povo.




É uma triste realidade para o Rio de Janeiro. Devemos nos mobilizar e cobrar dos deputados e até mesmo do governo para que, pelo menos, melhore as condições dos serviços oferecidos. Acredito, que a população do Rio, deve cobrar da prefeitura atitudes mais sérias, pois ela é a responsável pelos aumentos das linhas municipais.



Os usuários do transporte público do Rio já merecem que os veículos utilizados no transporte público tenha, no mínimo, um ar-condicionado, já que a cada ano a temperutura tende a aumentar e também por que nós pagamos uma das passagens mais caras do país.






EX-BLOG DO CÉSAR MAIA



REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS NO RIO-CAPITAL DÁ GANHO DE R$ 188 MILHÕES, NUM ANO, ÀS EMPRESAS!



1. De dezembro de 2008 a janeiro de 2010 o preço do Diesel nas distribuidoras no RJ caiu 7,56%. Mas a prefeitura autorizou um aumento da tarifa única de ônibus (sem ar condicionado) em 6,81%, de R$ 2,20 para R$ 2,35, a valer sábado. 70% do custo operacional dos Ônibus é o consumo de Óleo Diesel.



2. Levantamento de Preços. ANP. Síntese dos Preços Praticados - Estado RJ. Preço da Distribuidora - Preço Médio -Diesel R$/l \ Período: 2008 - Dezembro

R$/l 1,892 \ Período : 2010 - Janeiro R$/l 1,749 \ QUEDA DE 7,56%.



3. Corrigindo os demais custos operacionais em 5% (IPCA foi pouco maior que 4%), o reajuste deveria ter sido: de R$ 2,20 para R$ 2,12, ou uma redução de 3,8%.



4. Lucro extraordinário dos ônibus: 2,35 / 2,11 = R$ 0,24 por passagem. Dados da Fetransport: 65,3 milhões de passageiros por mês ou 783,6 milhões de passageiros por ano ou x R$ 0,24 = R$ 188 milhões de reais de ganho adicional por ano para o sistema de ônibus.



5. Feliz Campanha!



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